sábado, 26 de maio de 2012

Perdoar é preciso!!!

Perdoar é uma atitude tão básica e vital para o ser humano,mais nem sempre reconhecemos essa importância! Como temos dificuldade em exercer o perdão !!!

A falta do perdão, além de causar o distanciamento entre as pessoas envolvidas, permite o aprofundamento de mágoas, raízes de amargura, desconfianças e uma série de efeitos maléficos no próprio corpo, as chamadas "doenças psicossomáticas".


POR QUE DEVEMOS PERDOAR ?


I. PORQUE TEMOS UMA NOVA VIDA EM CRISTO

A atitude de "não perdoar", é mais do que comum enquanto não temos a transformação provocada pelo Evangelho. Mas ao nos convertermos, o Espírito Santo trabalha em nossas vidas, mostrando o quanto a falta de perdão não condiz com as atitudes de um filho de Deus.     
  • Cl 3:12-13 : "Portanto, como POVO ESCOLHIDO DE DEUS, santo e amado, revistam-se de profunda compaixão, bondade, humildade, mansidão e paciência. Suportem-se uns aos outros e PERDOEM AS QUEIXAS que tiverem uns contra os outros. PERDOEM como o Senhor lhes perdoou".
  •  



II. PORQUE DEVEMOS BUSCAR A PAZ
A falta do perdão, provoca uma atitude de "guerra" entre os envolvidos. Enquanto não resolvemos conversar e acertar o problema, existe uma situação estranha, onde muitas vezes não se pode nem "olhar ou ficar no mesmo ambiente". Apesar de não haver uma "briga feia", por que as pessoas são educadas, o clima é de guerra. Cristo, o príncipe da Paz, afirma que os filhos de Deus, são pacificadores.

JESUS : "Bem-aventurados os PACIFICADORES, porque serão chamados filhos de Deus" (Mt 5:9).

PEDRO : "Aparte-se do mal, pratique o que é bom, BUSQUE A PAZ E EMPENHE-SE POR ALCANÇÁ-LA" (1Pe 3:11)

PAULO : "Façam todo o esforço para conservar a unidade do Espírito pelo vínculo da PAZ" (Ef 4:3)


III. PORQUE FOMOS PERDOADOS PELO SENHOR

Deus teria todos os motivos para não nos perdoar, mas decidiu fazê-lo através de Cristo. Se Ele nos perdoou de coisas tão piores, por que não podemos perdoar problemas tão menores, provocados pelos nossos semelhantes?

Mq 7:18-19 : "Quem ó Deus, é semelhante a ti, que PERDOAS A INIQUIDADE E TE ESQUECES DA TRANSGRESSÃO do restante da tua herança? O Senhor não retém a sua ira para sempre, porque TEM PRAZER NA MISERICÓRDIA. Tornará a ter compaixão de nós; pisarás aos pés as nossas iniquidades e lançará todos os nossos pecados NAS PROFUNDEZAS DO MAR".

Cl 3:13 : "(...) PERDOEM como o Senhor lhes perdoou".

Mt 6:15 : "Mas se não perdoarem uns aos outros, o Pai celestial não lhes perdoará as ofensas".


CONSELHOS A QUEM VAI PERDOAR

1. NÃO NEGUE A DOR, MAS AFASTE-SE DOS 2 EXTREMOS :
TRAZER A CULPA PARA SI :
"Eu não sou um bom cristão, pois deveria conseguir perdoar"COLOCAR A CULPA TODA NA OUTRA PESSOA:"Foi demais ! Não dá para perdoar !"

2. PEÇA A GRAÇA E O PODER DE CRISTO, PARA PERDOAR

Lc 11:9-10 : "Por isso lhes digo: Peçam e lhes será dado; busquem e encontrarão; batam e a porta lhes será aberta. Pois todo o que pede, recebe; o que busca, encontra; e aquele que bate, a porta será aberta".




3. CONCORDE EM VIVER COM AS CONSEQUÊNCIAS INEVITÁVEIS, DOS PECADOS DA OUTRA PESSOA CONTRA VOCÊ

Ef 5:21 "Sujeitem-se uns aos outros, no temor de Cristo"

  • CONSEQUÊNCIAS EVITÁVEIS: EVITE-AS
  • CONSEQUÊNCIAS INEVITÁVEIS: APRENDA A CONVIVER

A OPÇÃO É ENTRE :

a) a escravidão da AMARGURA ou
b) a liberdade do PERDÃO


4. LIBERE A OFENSA. APAGUE A DÍVIDA DA PESSOA COM VOCÊ
Mt 6:12 : "Perdoa as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores".


5. APÓS PERDOAR, NÃO "RESSUSCITE" O PROBLEMA NO FUTURO
Rm 12:17 : "Não retribuam a ninguém mal por mal. Procurem fazer o que é correto aos olhos de todos".





6. CONTINUE A PERDOAR. MESMO QUANDO SUAS EMOÇÕES DIGAM QUE "NÃO VALEU A PENA" OU QUANDO A PESSOA CONTINUAR A OFENDER VOCÊ


Mt 18:21-22 : "Pedro perguntou a Jesus: ‘Senhor quantas vezes deverei perdoar a meu irmão, quando ele pecar contra mim? Até sete vezes?’ Jesus respondeu: ‘Eu lhe digo: não até sete, mas até setenta vezes sete’."






7. REJEITE O ATO PECAMINOSO QUE ENVOLVEU O PROBLEMA. NÃO MINIMIZE O PECADO ("Ah! Hoje em dia todo mundo faz isso!")

Não podemos perder a capacidade de nos "indignar" com o pecado. Caso contrário, passaremos a achar que as "coisas erradas" serão sempre "justificáveis".

Rm 12:21 : "Não se deixem vencer pelo mal, mas vençam o mal com o bem".






8. ENTREGUE A VINGANÇA A DEUS E À AUTORIDADE HUMANA ESTABELECIDA POR ELE

Rm 12:19-20 : "Amados, nunca procurem vingar-se, mas deixem com Deus a ira, pois está escrito: ‘Minha é a vingança; eu retribuirei’ diz o Senhor".






9. SUBSTITUA ANTIGOS RESSENTIMENTOS, PELO ESPÍRITO PERDOADOR DE CRISTO

Ef 4:31-32 : "Livrem-se de toda a amargura, indignação e ira, gritaria e calúnia, bem como de toda a maldade. Sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, PERDOANDO-VOS MUTUAMENTE, assim como Deus os perdoou em Cristo".


10. CORRA PARA JESUS E TROQUE O FARDO COM ELE
Deus não nos criou para vivermos carregando "toneladas de mágoas e rancores" nas costas, por anos e anos. Ele nos criou sem este peso. Você pode trocar este pesado fardo com Jesus, agora mesmo. Faça a sua parte, colocando em seu coração a "disposição" em perdoar. O Senhor realizará a Sua parte reiniciando um processo "sobrenatural" de aproximação, para que um acerto entre as partes possa acontecer.

Mt 11:28-30 : "Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu lhes darei descanso. Tomem sobre vocês o meu jugo e aprendam de mim, pois sou manso e humilde de coração, e vocês encontrarão descanso para as suas almas. Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve".

0 comentários:

Postar um comentário